Hoje temos uma festa e a Luzia trouxe uma amiga – a Aparecidinha – para fazer um vatapá portentoso. Aqui fica a receita, ilustrada passo a passo, para benefício das massas (não indico quantidades, mas cozinheiros experientes não terão dificuldade em acertar nas proporções…).
A Cidinha, cozinheira de mão cheia, e a D. Eva ao fundo.
- Põe-se o pão de molho em leite e leite de coco.
O pão demolhado – neste caso é muito.
- Coze-se o camarão fresco com sal e limão.
- Descasca-se o camarão seco, tendo o cuidado de reservar as cabeças.
- Em óleo de palma (dendê) faz-se um refogado com bastante cebola, pimento verde, pimentos pequenos, picantes, tomate, coentros, cebolinho e chicória, tudo muito bem picado.
- Neste refogado frita-se o camarão seco e o fresco já cozido, deixando apurar.
O refogado…
… a que se junta o camarão.
- Entretanto moem-se numa batedeira, com água, as cabeças dos camarões secos, a que se retiraram os olhos, para não amargar. Coa-se e junta-se ao pão demolhado, mexendo bem.
- Bate-se o pão demolhado na batedeira até fazer um creme não muito líquido, e junta-se ao refogado de camarão, misturando bem.
Tudo junto. Agora é só esperar até estar pronto.
- Deixa-se cozinhar durante 40 minutos, até secar um pouco e começar a soltar das paredes da panela. Acompanha com arroz branco, soltinho, e cerveja bem gelada. Bom proveito.
João Nunes
João Nunes é um autor, guionista e storyteller apaixonado por contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas. Divide o seu tempo entre Portugal, Brasil e Angola, tendo já escrito mais de 3500 páginas de guiões produzidos de longas metragens, telefilmes, séries de televisão e curtas.
Pingback: joaonunes.com» É a vida » Flashback: junho de 2007