Os workshops de escrita para cinema e televisão, e escrita de humor, que as Produções Fictícias organizaram na primavera passada foram um sucesso a vários níveis. As inscrições esgotaram-se rapidamente (o que nem foi difícil, pois cada classe era só de dez ou onze alunos) e, mais importante ainda, os participantes gostaram muito do pendor prático e profissionalizante que imprimimos às aulas. Se há curso que tenha merecido o nome de "oficina de guião" foi seguramente este.
Eu dei um pequeno módulo especializado de escrita para cinema – 12 horas de discussão, análise dos projectos dos participantes, exercícios criativos, perguntas e respostas, alguma teoria e muitos conselhos práticos. Correu muito bem, com os alunos extremamente motivados e participativos, num ambiente informal e divertido, mas com trabalho a sério. Alguns dos projectos e ideias que foram desenvolvidos durante o workshop vão dar seguramente bons guiões e, espero eu, filmes que gostarei de ver no cinema.
Convidaram-me agora para repetir a experiência nas novas oficinas que irão começar no fim de Setembro e eu aceitei com todo o gosto. Os outros monitores são o Artur Ribeiro, o Tiago Santos e o Nuno Duarte, na oficina de escrita para cinema e tv, e o Nuno Artur Silva, o Nuno Markl, o Nilton e a Maria João Cruz, na oficina de humor.
As informações e inscrições já estão disponíveis no site das Produções Fictícias. Quem sabe iremos ver-nos por lá.