Perguntas e Respostas: guiões de rádio novelas

(..) Aproveito para perguntar se por acaso tem guiões para rádio novelas e se confima que a relação tempo/texto é um minuto por página? – – Bárbara Jordão

Cara Bárbara, a sua questão deixou-me um pouco baralhado. Nunca tinha pensado nesse domínio particular da escrita, e não tenho quaisquer exemplos de guiões de rádio novelas.

Também não lhe sei dizer se a relação de tempo é a mesma dos guiões normais, a tal média de 1 página por minuto, mas imagino que não. A proporção de diálogo para descrição deve ser diferente, com muito mais diálogo.

Como é que eu escreveria uma rádio novela, se tivesse de improvisar um modelo? Provavelmente iria inspirar-me mais nos modelos de teatro do que nos de tv ou cinema. Incluiria:

  • Cabeçalhos para separar as cenas, tais como num guião normal. Serviriam para os técnicos de som introduzirem algum efeito sonoro/musical de separação das cenas.
  • Começaria cada cena com uma descrição sucinta do local e situação, e com a enumeração de todos os personagens em cena.
  • Seguiria alternando os nomes dos personagens com os seus diálogos, como em qualquer guião.
  • E daria um ênfase especial aos efeitos sonoros.

Tanto quanto consigo imaginar, numa rádio novela devem funcionar os mesmos mecanismos dramáticos usados em qualquer outra estória: bons personagens, conflitos fortes, surpresas permanentes, e um crescendo de tensão dramática.

Se algum leitor tem uma resposta mais útil do que esta, ou me fizer chegar  modelos de guião de rádio novela,  terei todo o prazer em partilhá-los aqui.

 

João Nunes é um autor, guionista e storyteller apaixonado por contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas. Divide o seu tempo entre Portugal, Brasil e Angola, tendo já escrito mais de 3500 páginas de guiões produzidos de longas metragens, telefilmes, séries de televisão e curtas.

5 thoughts on “Perguntas e Respostas: guiões de rádio novelas”

  1. ora viva

    Se a relação texto/tempo for semelhante à da publicidade, 120 palavras de diálogo equivaleriam, grosso modo, a um minuto de rádio novela…

    Digo isto sem qualquer certeza de que os dois formatos sejam semelhantes quanto a isso.

    Abraços

  2. esqueci-me disto:
    talvez a indicação “SFX:” seguida da descrição do efeito sonoro fosse uma boa forma de salientar os efeitos sonoros, tal como o João referiu.

  3. xigueu mendes

    procuro por uma novela que tem como tema a revolução cubana
    os tres irmaos batista, fala de fidel castro, che guevara etc.
    foi ao ar na minha cidade por volta dos anos 70

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Shopping Cart
  • Your cart is empty.
Scroll to Top
%d bloggers like this: