Está disponível na net um guião escrito por Stanley Kubrick sobre a vida de Napoleão Bonaparte, que o autor tencionava produzir. Infelizmente nunca conseguiu o financiamento necessário para pôr de pé uma obra com a envergadura que ele pretendia imprimir a este projecto, envergadura essa que o guião deixa bem transparecer.
Steven Spielberg, que há uns anos terminou o filme A.I. depois de Kubrick ter falecido, parece estar interessado em levar este projecto até ao fim, eventualmente na forma de uma mini-série de grande orçamento. Talvez o peso do seu nome e as novas tecnologias digitais lhe permitam realizar este épico nos moldes com que Kubrick sonhava.
O guião de Napoleão disponível na net tem, além do mais, o interesse de estar acompanhado por um documento de notas de produção em que Kubrick explica os seus objectivos, e as soluções que pretendia utilizar para concretizar o seu filme. Há quem afirme que se trata de um dos mais importantes guiões nunca produzidos. É, seguramente, uma obra monumental que qualquer guionista ou cineasta gostará de ler.
João Nunes
João Nunes é um autor, guionista e storyteller apaixonado por contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas. Divide o seu tempo entre Portugal, Brasil e Angola, tendo já escrito mais de 3500 páginas de guiões produzidos de longas metragens, telefilmes, séries de televisão e curtas.
@joaonunes e que tal pores o link para o dito guião?
É só clicar no título do artigo :)
Boas leituras.