Avançar para o conteúdo

Já são conhecidos os vencedores do I Concurso Nacional de Roteiros.

    O argumentista brasileiro Aguinaldo Silva, autor de algumas das melhores telenovelas da Globo, organizou recentemente o 1º Concurso Nacional de Roteiros, lançado no Brasil mas aberto a todos os guionistas de língua portuguesa.

    A iniciativa foi um sucesso, com mais de 400 guiões a candidatar-se aos cinco tentadores prémios: 50.000 reais (25.000 dólares) para o primeiro lugar, 20.000 reais para o segundo, e 10.000 para os outros três.

    Por indesculpável falha minha não dei conta da organização desse concurso. Como tal nem concorri nem lhe dei a divulgação que merecia.

    Esta semana saiu a lista dos vencedores, que trouxe duas agradáveis surpresas: um dos vencedores, Arlindo da Paixão, é leitor assíduo deste blogue. E o grande vencedor, Edson Athayde, é um amigo de longa data das lides da publicidade em Portugal.

    Arlindo da Paixão, que ficou na 5ª colocação com o seu guião Cortiço Brasil, teve a simpatia de me escrever pessoalmente com a notícia:

    Venho lhe comunicar que sou um dos cinco premiados do I CONCURSO NACIONAL DE ROTEIROS realizado por nada mais nada menos que o responsável pelas maiores audiências de minisséries e telenovelas da Rede Globo, dramaturgo, jornalista, escritor, considerado pelo público e pela crítica como um dos maiores novelistas da televisão brasileira, Aguinaldo Silva. O que você tem a ver com isso? Sim meu caro. Você com seu site foram fundamentais na elaboração do meu roteiro. Seus artigos (não os perco) são de extrema utilidade no dia a dia de um guionista, seja ele iniciante ou veterano. Quero parabenizar e agradecê-lo ao mesmo tempo por tudo que você representa.

    As suas palavras são um grande motivo de orgulho para mim, e pagam com juros todo o tempo que invisto aqui no blogue. Para o Arlindo vão os meus sinceros parabéns, e votos de muitos mais sucessos na carreira.

    Atualização: O segundo classificado no Concurso, Guilherme Macedo, que concorreu com O Orgulho do Pedregulho, também é leitor do blogue e fez questão em dizer-mo:

    Caro João, fiquei em segundo lugar no con­curso e tam­bém sou lei­tor assí­duo do seu blog. Acre­dito que a sua ini­ci­a­tiva é tão lou­vá­vel quanto con­cur­sos de roteiro, afi­nal, você com­par­ti­lha fer­ra­men­tas vali­o­sís­si­mas para for­ta­le­cer o ofí­cio do escri­tor. Para­béns pelo site e pela sua gene­ro­si­dade! Um forte abraço!

    Para ele também os meus sentidos parabéns e votos de sucesso.

    Quanto ao Edson, também já lhe dei os parabéns e espero conseguir convencê-lo a dar-me uma entrevista 1 sobre os seus métodos e hábitos de escrita, para a série "É assim que eu escrevo".

    Enquanto não a consigo, fica aqui a entrevista que o Edson deu ao próprio Aguinaldo Silva a propósito do prémio.

    Para o artigo ficar completo, fica aqui o registo de todos os vencedores, incluindo três Menções Honrosas adicionais.

    Grande vencedor:
    MOEDA DE TROCA
    Edson Athayde & Roger Gual

    2º colocado:
    O ORGULHO DO PEDREGULHO
    Guilherme Macedo

    3º colocado:
    ROMEU E JULIETA DO SERTÃO
    André Wacemberg

    4º colocado:
    MODELO OITO UM
    Zé Dassilva

    5º colocado:
    CORTIÇO BRASIL
    Arlindo da Paixão

    Menções Honrosas

    CASSINO AMARILLIS
    Luiz Augusto dos Santos

    HILDA & MALTHUS
    Pedro Carvalhaes Vieira

    DEPOIS DE SER CINZA
    Léo Garcia

    Prometo estar mais atento para o caso de vir a haver uma segunda edição deste Concurso Nacional de Roteiro, que seria uma boa notícia para todos nós.

    Notas de Rodapé

    1. Já consegui – a entrevista sairá em breve aqui no blogue

    10 comentários em “Já são conhecidos os vencedores do I Concurso Nacional de Roteiros.”

    1. Caro João, fiquei em segundo lugar no concurso e também sou leitor assíduo do seu blog. Acredito que a sua iniciativa é tão louvável quanto concursos de roteiro, afinal, você compartilha ferramentas valiosíssimas para fortalecer o ofício do escritor. Parabéns pelo site e pela sua generosidade! Um forte abraço!

      1. Caro Guilherme, não podia dar-me uma notícia melhor. Parabéns pelo seu sucesso! Fico sinceramente feliz. Há momentos que são especiais, e este é um deles.

    2. Muitos parabéns aos premiados! É muito bom ver que essas iniciativas existem e que o talento é reconhecido! Seria muito bom que um concurso semelhante se realizasse em Portugal, especialmente para primeiros argumentos! Penso que todos sairíamos a ganhar se mais oportunidades surgissem para novas pessoas!
      Um agradecimento muito especial ao João Nunes, pela luta que trava a favor do guionismo em Portugal! Outros houvesse assim… Grande bem-haja!

    3. Quero dar os parabéns pela iniciativa, o Aguinaldo é o único que está apostado em fazer a renovação de autores no Brasil e descobrir novos talentos, enquanto em Portugal ficam sempre nos mesmos, acho que está na altura de haver concursos deste género em território nacional.

      Parabéns ao vencedor, e aos que receberam menção honrosa.

      Cumprimentos,
      Gonçalo Lopes

    4. Pingback: João Nunes | Edson Athayde | Edson Athayde: É assim que escrevo | Edson Athayde, entrevistas, métodos, técnica |

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.