Avançar para o conteúdo

Faça o Curso de Narrativa da Pixar gratuitamente

    A Pixar, em parceria com a Khan Academy, lançou uma iniciativa chamada Pixar in a Box – Pixar na Caixinha. É um conjunto de módulos de ensino que, quando terminarem de ser publicados, irão abordar todos os aspectos da arte e técnica dos filmes da Pixar.

    Há módulos dedicados à animação, teoria da cor, modelação de personagens e ambientes, entre outros. Mas o mais interessante, do nosso ponto de vista, é o curso de dramaturgia segundo a Pixar, chamado The Art of StorytellingA Arte de Contar Estórias.

    Para quem é fã dos filmes de animação da Pixar, como eu sou, a perspectiva de poder aprender em primeira mão com os seus guionistas é nada menos do que excitante.

    imagem filme pixar

    As várias lições são apresentadas por autores tão notáveis como Peter Docter (Monstros & Cª, Up, etc.), entre outros artistas da Pixar, e ilustradas com excertos e exemplos retirados dos filmes da empresa. As lições também incluem actividades práticas.

    O programa de The Art of Storytelling, dividido em seis módulos, cada um com vários vídeos, é muito completo:

    1. Somos todos contadores de estórias
    2. Personagens
    3. Estrutura narrativa
    4. Linguagem visual
    5. Gramática do filme
    6. Ilustre o seu filme

    Os módulos 5 e 6 ainda não estão disponíveis, mas estão prometidos para breve.

    A única limitação do curso é que está disponível apenas em inglês, com legendas na mesma língua. No entanto, acredito que com o tempo, e a colaboração da net, irão surgindo legendas noutras línguas, incluindo o português, pois essa opção está disponível.

    O melhor de tudo é que o curso é absolutamente gratuito. Se quer ver por dentro como se contam estórias ao estilo da Pixar, não pode perder esta oportunidade.

    Termino com a minha tradução do texto introdutório do primeiro módulo.

    O que faz uma grande estória? O que distingue um bom contador de estórias? Contar estórias é algo que todos fazemos naturalmente, desde muito novos, mas há uma diferença entre uma boa estória e uma grande estória. Nesta lição vai ouvir os autores e artistas visuais da Pixar explicar como começam e que tipos de estórias os inspiram, e vai começar a pensar que género de estórias poderá querer contar.

    Via Roteirista Empreendedor

    A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.