Avançar para o conteúdo

Como escrever Mensagens de Texto num guião – as várias opções

    Escrever mensagens de texto e usar outros artefatos das novas comunicações, como os smileys e emojis, faz parte da vida contemporânea. Como tal, é preciso encontrar formas adequadas para o descrever nos guiões, quando essas situações aparecem nas nossas estórias.

    Já escrevi em tempos um artigo sobre como escrever um chat de computador, e algumas das sugestões que nele incluí continuam a ser válidas. Mas a chegada de novas tecnologias, especialmente através dos smartphones, cria novos cenários de utilização e coloca outros desafios narrativos que exigem novas soluções.

    Antes de apresentar algumas das opções possíveis, devo deixar alguns alertas:

    • Em primeiro lugar, não há regras obrigatórias para a forma de escrever mensagens de texto num guião.
    • Há muitas soluções possíveis e compete a cada autor escolher a mais adequada à situação que queremos descrever.
    • Como em quase tudo o que diz respeito à escrita para o audiovisual, o mais importante é ser claro e não confundir os leitores do guião.
    • Escolhida uma solução, devemos ser consistentes no seu uso durante todo o guião.
    • Em última instância, caberá ao realizador e à sua equipa de arte decidir a forma exata como as mensagens de texto aparecerão no ecrã, mas podemos apontar caminhos.
    • Finalmente, como todas as situações especiais, a inclusão de Mensagens deve ser feita com conta, peso e medida.

    Vejamos então algumas opções para escrever mensagens de texto nos nossos guiões.

    Opção 1: escrever mensagens de texto nos Diálogos

    A forma mais básica e simples é usar uma formatação semelhante aos Diálogos normais, mas especificando tratar-se de uma MENSAGEM à frente do nome de quem escreve. Podemos também sugerir que o texto da mensagem apareça no ecrã, como legenda. Vejamos um exemplo:

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. Conforme lê, o TEXTO DA MENSAGEM aparece no ecrã ao seu lado.

    MARIA (MENSAGEM)

    Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder.

    FRANCISCO (MENSAGEM)

    Estou habituado

    (apaga)

    Estou no café bjs

    Francisco levanta-se e guarda o telefone.

    Note-se que, para ajudar a distinguir de um texto normal, coloquei os textos das mensagens em itálico. Também poderia tê-lo sublinhado.

    Outra variação deste formato seria referindo os textos na descrição mas colocando o seu conteúdo como uma (V.O.) voz off :

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. Conforme lê, o TEXTO DA MENSAGEM aparece no ecrã ao seu lado.

    MARIA (V.O.)

    Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder.

    FRANCISCO (V.O.)

    Estou habituado

    (apaga)

    Estou no café bjs

    Francisco levanta-se e guarda o telefone.

    Repare-se ainda que, neste formato, além do texto aparecer escrito no ecrã, vamos ouvir as vozes dos autores das mensagens sobrepostas à imagem.

    O problema apontado por algumas pessoas a este formato é que é demasiado próximo dos Diálogos normais.

    Para um leitor apressado, ou que esteja mais atento aos diálogos do que às descrições, esta forma de apresentação corre o risco de ser confundida com um diálogo falado, o que pode ser confuso ou fazer perder parte do sentido da mensagem.

    Opção 2: escrever mensagens de texto nas descrições de Ação

    Outra possibilidade é incluir os textos apenas em parágrafos de descrição de Ação. Há várias maneiras de o fazer.

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. É uma mensagem de Maria: “Tou atrasada, desculpa“.

    Francisco hesita antes de responder: “Estou habituado“. Reconsidera e, antes de enviar, corrige a última palavra: “Estou no café bjs“.

    Para dar mais destaque às mensagens, podemos colocar os seus textos em linhas separadas.

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. É uma mensagem de Maria:

    Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder:

    Estou habituado

    Reconsidera e, antes de enviar, corrige a última palavra:

    Estou no café bjs

    Francisco levanta-se e guarda o telefone.

    Uma variação será identificar diretamente a mensagem antes do seu texto.

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. É uma mensagem de Maria. Conforme lê, o TEXTO DA MENSAGEM aparece no ecrã ao seu lado.

    MENSAGEM: “Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder:

    MENSAGEM: “Estou habituado

    Reconsidera e, antes de enviar, corrige a última palavra:

    MENSAGEM: “Estou no café bjs

    Francisco levanta-se e guarda o telefone.

    Escrever mensagens de texto em House of Cards
    Mensagens de texto em House of Cards

    Se quisermos destacar ainda mais toda a conversa, e colocar o foco no ecrã do telemóvel, podemos usar Cabeçalhos Secundários.

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. É uma mensagem de Maria:

    NO TELEFONE

    Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder:

    Estou habituado

    Reconsidera e, antes de enviar, corrige a última palavra:

    Estou no café bjs

    DE VOLTA À CENA

    Francisco levanta-se e guarda o telefone.

    Escrever as mensagens como descrições de Ação é muito prático e adequado para inserir mensagens isoladas e trocas rápidas de texto, mas pode ser menos útil no caso de conversas mais longas ou envolvendo mais do que duas pessoas.

    Para esse efeito alguns guionistas têm começado a usar uma outra forma, mais específica e distintiva, que é uma derivação dos exemplos anteriores.

    Opção 3: escrever mensagens de texto com um formato específico

    Neste caso, para tornar claro o que são as mensagens de texto e quem as escreve, colocamos em linhas separadas os nomes dos interlocutores, seguidos de dois pontos e o texto da mensagem.

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. É uma mensagem de Maria. Conforme lê, o TEXTO DA MENSAGEM aparece no ecrã ao seu lado.

    Maria: “Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder.

    Francisco: “Estou habituado

    Reconsidera e, antes de enviar, corrige a última palavra:

    Francisco:”Estou no café bjs

    Levanta-se e guarda o telefone.

    Se a troca de mensagens for mais longa, pode ser identificada antes, como se faria numa Sequência de Imagens. Como opção, também se podem colocar os nomes em maiúsculas e as mensagens a negrito, em vez do itálico.

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. É uma mensagem de Maria. Conforme lê, o TEXTO DA MENSAGEM aparece no ecrã ao seu lado.

    SEQUÊNCIA DE MENSAGENS

    MARIA: “Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder.

    FRANCISCO: “Estou habituado

    MARIA: “O q q isso quer dizer?

    FRANCISCO: “O q?

    MARIA: “Habituado wtf ???!!!

    FRANCISCO: “Nada esquece

    O ecrã mostra a indicação de que Maria está “(...) a escrever (...)“.

    Francisco resolve antecipar-se.

    FRANCISCO:”Esquece, desculpa, estou no café bjs

    FIM DA SEQUÊNCIA DE MENSAGENS

    Francisco levanta-se e guarda o telefone.

    No caso de querermos que as mensagens sejam lidas no ecrã do telemóvel, podemos usar Cabeçalhos Secundários para o indicar.

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. É uma mensagem de Maria.

    NO ECRÃ DO TELEFONE

    MARIA: “Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder.

    FRANCISCO: “Estou habituado

    MARIA: “O q q isso quer dizer?

    FRANCISCO: “O q?

    MARIA: “Habituado wtf ???!!!

    FRANCISCO: “Nada esquece

    O ecrã mostra a indicação de que Maria está “(...) a escrever (...)“.

    Francisco resolve antecipar-se.

    FRANCISCO:”Esquece, desculpa, estou no café bjs

    DE VOLTA À CENA

    Francisco levanta-se e guarda o telefone.

    Estes formatos podem ser combinados de diversas formas, para obter efeitos diferentes. Uma solução interessante, por exemplo, é sugerir o uso de grafismos semelhantes aos próprios BALÕES dos aplicativos de chat. Poderíamos indicá-lo assim:

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. Ao seu lado aparecem BALÕES DE TEXTO com as mensagens trocadas.

    BALÃO DE MARIA: “Tou atrasada, desculpa

    Francisco hesita antes de responder.

    BALÃO DE FRANCISCO: “Estou habituado

    Reconsidera e, antes de enviar, corrige a última palavra:

    BALÃO DE FRANCISCO:”Estou no café bjs

    Levanta-se e guarda o telefone.

    Podemos também usar soluções semelhantes para incluir emoticons (smileys ou emojis).

    O som de um ALERTA DE MENSAGEM chama a atenção de Francisco, que olha para o seu telemóvel. Ao seu lado aparecem

    BALÕES DE TEXTO

    MARIA: “Tou atrasada, desculpa

    Seguido por uma sequência de CORAÇÕES

    Francisco hesita antes de responder.

    FRANCISCO: “Estou habituado

    Reconsidera e apaga tudo. Substitui por um simples

    FRANCISCO: “OK” – polegar erguido

    Levanta-se e guarda o telefone.

    Se o seu programa de escrita de guião suportar essa possibilidade, pode até incluir os próprios emoticons. Não é uma solução consensual, e não deve ser abusada, mas pode acrescentar expressividade e tornar mais óbvio o sentido das mensagens.

    Um exemplo: Crazy Rich Asians

    A comédia romântica Crazy Rich Asians tem, logo no início (dentro do que pode ser considerado o seu Gatilho/Inciting Incident) um interessantíssimo exemplo desta última forma de escrever Mensagens de Texto.

    No início da cena encontramos os protagonistas, Rachel e Nick, num bar a combinar uma viagem a Singapura. São vistos por uma outra mulher, identificada como Radio1Asia, que partilha a sua fotografia e dá origem a uma longa troca de mensagens de texto, entre muitas pessoas, em várias partes do mundo. A tradução, com todos os seus defeitos, é minha; o guião é excelente.

    Uma mulher sentada numa mesa atrás deles observa Rachel e Nick, interessada em cada um dos seus movimentos. Levanta-se e passa por eles com o seu telemóvel, conseguindo tirar-lhes uma fotografia. Começa imediatamente a ENVIAR MENSAGENS --

    SÉRIE DE MENSAGENS

    Radio1Asia: OMD. Nem acreditam quem acabei de ver.

    Rapariga: QUEM?

    Radio1Asia envia a imagem de Rachel e Nick.

    Rapariga: Esse é o NICK YOUNG?

    Radio1Asia: Sim.

    Girl: Quem é ela?

    Radio1Asia: Disse que o nome era Rachel Chu.

    MENSAGEM de grupo com a foto: Quem É esta miúda?

    A imagem de Nick e Rachel é trocada nas Redes Sociais. Fazem Google a Rachel Chu.

    MENSAGEM: Wah, tantas Rachel Chu lol

    Vemos fotos de buscas que mostram diversas Rachel Chu.

    MENSAGEM: Tentaram Choo? Ou Chiu? Ou Chew? Ou Zhu?

    MENSAGEM: OMFG! yah, qual delas? Perguntem às Gémeas?

    MENSAGEM Gémea #1: Encontrei-a!

    MENSAGEM Gémea #2: Encontrei-a!

    MENSAGEM: Rachel Chu

    MENSAGEM: Há anel?

    MENSAGEM: Parece chinesa americana.

    MENSAGEM: WTF!

    MENSAGEM: NUNCA

    MENSAGEM: tás a gozar?

    MENSAGEM: Odeio-a!!!!

    MENSAGEM: Fala a sério

    MENSAGEM: Melhor não

    MENSAGEM: Não obrigado

    Radio1Asia: Vai levá-la ao casamento!

    MENSAGEM: Caraças!!!

    MENSAGEM: A SÉRIO!?

    MENSAGEM: Kantang!!!

    MENSAGEM: Drama!

    MENSAGEM: Impossível!

    MENSAGEM: OMFG!!!

    MENSAGEM: Tão mau

    MENSAGEM: NAAOOOO A Amanda sabe?

    MENSAGEM: NAO POSSO

    MENSAGEM: Porquê ela!

    MENSAGEM: MORTA

    MENSAGEM: WTF?!?!

    MENSAGEM: a sério

    MENSAGEM: CABRA

    MENSAGEM: nope

    MENSAGEM: que raio!!

    MENSAGEM: Foleira

    MENSAGEM: é mesmo a sério??

    MENSAGEM: OK e então??

    MENSAGEM: adeuuuus

    MENSAGEM: A Mãe dele já sabe?

    INSERT – MAPA DE SINGAPURA

    Podem encontrar o guião completo aqui >

    A cena referida é esta.

    Radio1Asia lança fogo às redes sociais em Crazy Rich Asians

    Conclusão

    Apresentadas como Diálogos, Ação ou com formato próprio de Mensagem; usando itálicos, sublinhados, ou negritos; alinhadas à esquerda ou centradas na página; colocadas em blocos separados ou mantidas no correr da cena; mostradas nos ecrãs dos telemóveis ou destacadas em balões; lidas como legendas ou recitadas com voz sobreposta; há tantas combinações possíveis para escrever Mensagens de Texto quantos os guionistas que precisam de as usar.

    Inspirando-se nestes exemplos, ou arranjando novas formas disruptivas, cada um de nós poderá até criar soluções próprias, mais adequadas a novas situações ou tecnologias que ainda nem se começaram a desenhar.

    Por exemplo, qual é a melhor forma de indicar uma video-conferência num guião? Será usando as convenções do ecrã dividido, ou haverá melhores soluções para explicar quem fala, como se reage e que ações acontecem em cada momento?

    Independentemente das soluções que escolhermos, o importante é que elas dêem uma ideia clara do efeito pretendido e da informação que queremos passar.

    Se os leitores do nosso guião não ficarem confusos e tiverem uma visão correta – e apelativa – do desenrolar da cena, teremos feito bem o nosso trabalho.

    4 comentários em “Como escrever Mensagens de Texto num guião – as várias opções”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.