O Clube de Criativos de Portugal deu-me o seu prémio de carreira

O Clube de Criativos de Portugal é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1997 que, desde 1998, realiza anualmente o mais prestigiado Festival de criatividade em Portugal. É também o representante no nosso País do Art Directors Club of Europe, uma das grandes organizações profissionais no setor da comunicação comercial.

Todos os anos, o Clube de Criativos seleciona um profissional da área para receber o seu Prémio de Carreira.

Este ano, fui eu o escolhido.

O galardão foi, de certa forma, uma surpresa para mim. Deixei de trabalhar em Publicidade no mercado português precisamente no ano em que o Clube foi criado. Como tal, nunca fui sócio do Clube, nunca concorri aos seus respeitados Prémios, e (confesso-o com alguma vergonha) nunca participei sequer nas suas atividades.

Mas tenho que admitir que, quando recebi a notícia, aqui em Angola, onde estou a colaborar num projeto de comunicação, fiquei profundamente emocionado.

Emocionado, feliz, muito orgulhoso… mas também muito humilde. Foi isso que tentei transmitir na mensagem que gravei para ser exibida no cerimónia do Festival, que este ano decorreu online.

A minha mensagem de agradecimento.

Agradeço do fundo do coração ao Clube de Criativos, aos membros da sua direção, que se lembraram de mim, e a todos os associados que contribuem para a sua força e grandeza. Como digo no fim da minha mensagem, o prémio vai para um lugar de destaque na prateleira; eu, ainda não.

A apresentação do Prémio foi feita pelo meu querido amigo e mentor, o grande criativo, designer e filósofo do quotidiano Manuel Peres, a quem agradeço muito as palavras simpáticas que teve para mim. Trabalhei com ele durante vários anos, na RSCG (depois EuroRSCG), e foi uma alegria tê-lo visto agora com tanta energia, praticamente a dançar no palco enquanto falava. Quando for grande, quero ser como ele.

Na cerimónia foram ainda passados os filmes de uma das campanhas que, nesses tempos remotos[1], me deram mais satisfação: uma série de pequenas animações para o whisky Cutty Sark.

Campanha Cutty Sark

Uma pequena curiosidade: uns catorze ou quinze anos antes da criação deste Clube de Criativos fiz parte de um pequeno grupo de publicitários (todos eles merecedores de prémios de carreira…) que criaram o 1º clube de criativos do país. Ainda tenho, algures, o meu cartão de sócio nº 1.

Esse antepassado longínquo do clube atual, contudo, extinguiu-se após pouco tempo de atividade, nunca tendo conseguido, nem de longe nem de perto, ter o impacto e a importância que esta nova encarnação tem.

A notícia da entrega dos Prémios pode ser lida aqui, no site do Clube de Criativos.

Outros vídeos da cerimónia podem ser vistos aqui, no canal de YouTube do Clube.

Notas de Rodapé

  1. Bota remotos nisso: veja-se a referência aos clubes de vídeo…[]
You are currently viewing O Clube de Criativos de Portugal deu-me o seu prémio de carreira

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.