Não há duas sem três: Workshop de Escrita de TV – Nova Edição

WORKSHOP ESGOTADO. Obrigado a todos os que se inscreveram.

Depois do sucesso que foram a 1º e 2ª edições do workshop Da Ideia ao Piloto: Criar Uma Série de Televisão, que esgotaram quase imediatamente, era inevitável fazer uma “3ª temporada“. Mas não se atrase: as inscrições estão abertas e a esgotar rapidamente.

Esta terceira edição do workshop irá decorrer entre 1 e 17 de Junho de 2021. As aulas serão às terças e quintas das 19h às 21h, via Zoom, e terá uma duração total de 12 horas. O seu custo será de 70€.

Inscreva-se aqui

Da Ideia ao Piloto: Criar Uma Série de Televisão

Porquê inscrever-se

O mercado do audiovisual está em ebulição, com cada vez mais pessoas a consumir cada vez mais séries de televisão, nos canais tradicionais ou nas novas plataformas de vídeo como a Netflix e a Amazon. As oportunidades estão aí, para quem tiver ideias originais e viáveis de séries de ficção.

Mas como fazê-lo? Que passos dar para transformar uma ideia numa apresentação profissional, com possibilidades de ser avaliada por uma produtora ou um canal?

Como saber se a nossa ideia é adequada para o panorama atual do audiovisual? Em que aspetos nos devemos focar para a desenvolver? E o que é uma bíblia, um episódio-piloto, um pitch…?

Para esclarecer essas dúvidas, e fornecer as ferramentas e técnicas necessárias para as ultrapassar, vou dar uma nova edição deste workshop online de escrita para televisão, através da plataforma da escola ACT.

Está pronto para arriscar o sucesso? É aqui que vai começar.

Da Ideia ao Piloto: Criar Uma Série de Televisão

Neste workshop online, com aulas em direto, vou apresentar ao longo de três semanas todo o processo de criação de uma série dramática audiovisual, desde a génese da ideia até à sua venda, passando pela escrita do tão importante episódio-piloto.

Nos seis módulos de duas horas vou combinar a explicação dos conceitos teóricos fundamentais com inúmeros exercícios práticos e análise de exemplos de sucesso, como a série Gambito da Dama, que ilustra este artigo.

Haverá sempre tempo para perguntas e respostas, e flexibilidade para adaptar o curso dos acontecimentos às necessidades dos participantes.

Desta forma, os alunos terminarão este curso online com as ferramentas necessárias para criar, desenvolver, escrever e apresentar as suas próprias séries de ficção audiovisual a produtoras, canais de televisão e plataformas como a Netflix ou Amazon Prime.

Programa

Inscreva-se aqui

Da Ideia ao Piloto: Criar Uma Série de Televisão

O workshop será dividido em seis módulos de duas horas:

Módulo 1
O panorama atual e as novas plataformas de VOD. Os diversos tipos de séries dramáticas. As narrativas serializadas longas. Como encontrar a boa ideia. O exemplo de Breaking Bad.

Módulo 2
A premissa e o tema. O protagonista e o mundo da narrativa. A fórmula do drama. Escrever uma storyline. O exemplo de Gambito da Dama.

Módulo 3
O universo da série. Antagonistas e outros personagens. Os arcos de transformação. Escrever uma descrição de personagens. O exemplo de A Maravilhosa Mrs. Maisel.

Módulo 4
Os paradigmas narrativos. A abordagem fractal. A progressão dramática e a estrutura da temporada. Escrever a sinopse da temporada. O exemplo de Peaky Blinders.

Módulo 5
Género, tom e estilo. Criadores, show runners e writer’s rooms. Desenvolver as escaletas. A escrita audiovisual. O episódio-piloto. Introdução aos aplicativos de escrita de guião. O exemplo de Ozark.

Módulo 6
Como e a quem vender uma série. Tipos de contratos e opções. O pitch de elevador e o deck de apresentação. Criar uma bíblia de série de ficção. O exemplo de Stranger Things.

É muito mais simples do que parece, se souber fazer as ligações certas…

O professor (eu…)

João Nunes é um storyteller e argumentista que gosta de ajudar outras pessoas e marcas a contar as suas próprias estórias.

Já escreveu mais de 3500 páginas de ficção audiovisual produzida, incluindo sete longas metragens, cinco telefilmes, onze curtas metragens, e dezenas de episódios de séries de televisão. Neste momento está a desenvolver uma nova série de televisão para uma produtora portuguesa.

Desde 2005 mantém um popular blogue sobre escrita para cinema e audiovisual em joaonunes.com , tendo publicado recentemente o livro Como Escrever um Argumento de Cinema. Já deu diversos cursos e workshops de escrita, em Portugal, Angola e Guiné. É o actual presidente da APAD – Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, e foi membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema.

Informações e inscrição

Saiba mais no site da ACT =>

Inscreva-se aqui

Da Ideia ao Piloto: Criar Uma Série de Televisão

(Imagens da série A Maravilhosa Mrs. Maisel, que será debatida no Módulo 3)

You are currently viewing Não há duas sem três: Workshop de Escrita de TV – Nova Edição

Este Artigo Tem 2 Comentários

  1. Filomena Sousa

    Boa tarde. O link da inscrição vai parar a “Escola de Atores 2020/21” ou “Escola de Atores 2021/2022”. É por aqui que nos devemos inscrever? Se sim, em 2020/2021? Obrigada. F.Sousa

    1. João Nunes

      Viva Filomena, obrigado pelo interesse. Será em Pré-Inscrição 2020 / 2021.
      Até breve.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.