Veja “Terra Nova” nos cinemas e baixe o guião aqui

Depois de muitos meses de adiamentos sucessivos por conta da pandemia, estreou finalmente em salas de Norte a Sul do País o filme “Terra Nova”, escrito e realizado pelo meu querido amigo Artur Ribeiro.

A obra, um épico sobre o fascínio e as dificuldades da pesca portuguesa do bacalhau em meados do século XX, foi filmado quase integralmente no mar do Norte, o que terá sido, só por si, uma outra epopeia.

Um épico marítimo.

Se tiver possibilidade de ver esta obra em sala, por favor faça-o. É atualmente uma das melhores razões para voltar a frequentar os cinemas.

“Terra Nova” é um filme muito bom, bem produzida por Ana Costa e otimamente realizada por Artur Ribeiro, com uma excelente fotografia de Luís Branquinho e um leque excepcional de grandes atores portugueses, como Virgílio Castelo, Miguel Lopes, Vítor Norte e Pedro Lacerda, entre outros.

Grandes atores numa grande estória.

Tem, também, um guião fantástico, da autoria do próprio Artur, que se baseou (com muita liberdade) em obras do grande dramaturgo Bernardo Santareno.

Um guião que, graças à generosidade do Artur Ribeiro, agora poderá baixar aqui!

Há muitas razões para aproveitar esta oportunidade e baixar já uma cópia de “Terra Nova”:

  • Vai ter a possibilidade de ler um guião muito bem escrito (“uma boa estória, bem contada”, como preconiza o Robert McKee) por um guionista profissional com enorme experiência;
  • poderá comparar o guião com o filme, o que constitui sempre uma grande oportunidade de aprendizagem para quem quer ir mais a fundo nestes temas;
  • e, no caso específico desta versão, a 5ª e última, poderá até ver as páginas coloridas que são muitas vezes usadas para destacar as alterações de um guião, quando este entra em produção.
Não foi em Março, foi em Outubro, mas finalmente estreou.

You are currently viewing Veja “Terra Nova” nos cinemas e baixe o guião aqui

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.