ICA anuncia os concursos para 2022

O ICA, Instituto do Cinema e Audiovisual, anunciou no passado dia 3 de Março a abertura dos concursos para apoio financeiro às diferentes vertentes da criação, produção e divulgação audiovisual em Portugal.

Desses vários concursos, interessam particularmente aos leitores deste site os dois que incluem apoios à escrita: o concurso de Escrita e Desenvolvimento de Obras Cinematográficas, que termina a 07 de Abril; e o de Escrita e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais e Multimédia, cujo prazo limite se estende até 26 de Maio.

Os concursos de Apoio Financeiro ao Cinema e ao Audiovisual terão em 2022 uma dotação total de € 22.920 milhões de euros.

É pouco, muito pouco, quando comparado com outros países europeus, nomeadamente a Espanha, mas mesmo assim torna-os a mais importante fonte de financiamento do setor, atraindo todos os anos muitas atenções… e muitas polémicas.

Como concorrer

Já escrevi aqui no site um artigo com dicas para concorrer a estes concursos. Os enunciados dos regulamentos são por vezes difíceis de interpretar, por isso acredito que a leitura desse artigo pode ser uma ajuda a quem esteja interessado em candidatar-se a estes apoios.

Infelizmente, e apesar de todas as reclamações que têm sido feitas por entidades com a Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, o ICA ainda considera os guionistas como uma espécie de irresponsáveis.

Argumentistas e realizadores estão autorizados a concorrer sozinhos aos apoios à escrita mas, no caso de serem escolhidos, não podem recebê-los sem ser através de produtores independentes devidamente credenciados junto do ICA.

Parece-me uma limitação incompreensível, injusta e improdutiva, que só contribui para manter os guionistas ainda mais na dependência dos produtores. E, obviamente, é um entrave adicional para que muitas pessoas – sejam elas novos talentos ou autores consagrados – queiram candidatar-se aos fundos do ICA.

Por comparação, veja-se o sucesso do primeiro concurso da Netflix, lançado em conjunto com o mesmo ICA, que abriu as portas a projetos enviados por autores individuais.

Esse concurso recebeu mais de 1200 candidaturas, vindas de todo o tipo de concorrentes. Praticamente todos os guionistas e cineastas profissionais terão concorrido, mas também muitos estudantes, aspirantes a autores, e outras pessoas interessadas em cinema e televisão.

Deu mais trabalho seleccionar os vencedores? Acredito que sim.

Mas também quero acreditar que o ICA conseguiria igualmente ultrapassar esse “problema”, se a isso se comprometesse.

You are currently viewing ICA anuncia os concursos para 2022

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.