O melhor do site em 2022

No dia 12 de Janeiro o site joaonunes.com faz 18 anos. É uma idade bonita, e não são muitos os sites que atingem a maioridade desta forma.

Ao longo destes anos de presença na rede já publiquei 1.683 artigos, incluindo um curso grátis de escritatutoriais, entrevistas, Perguntas & Respostas, e muitos guiões para baixar.

Neste artigo vou recordar o que de melhor escrevi em 2022.

Mas antes disso…

Ajude a manter o site no ar

Manter o site online com segurança e qualidade exige custos significativos de domínio e alojamento, além de outros aplicativos de suporte, como backups, newsletter, etc.

Por isso criei uma página de donativos no Ko-fi, onde quem quiser ajudar-me a manter o site ativo pode dar uma pequena contribuição monetária.

Eu sei que os tempos não estão fáceis para ninguém, mas se puder doar 2 euros estará a dar uma ajuda muito apreciada, que agradeço desde já.

Vamos ao que interessa…

Os melhores artigos de 2022

Agora que já tirei esta questão do caminho, vamos então à minha selecção dos melhores artigos, entre os 42 que escrevi em 2022.

Além destes artigos, muito técnicos, publiquei traduções de alguns diálogos marcantes do cinema.

Uma das minhas séries favoritas, Mare of Easttown.

Em dois outros artigos, partilhei guiões originais em português (para juntar aos que já estavam disponíveis na página de Recursos)

Tudo somado, penso que foi um ano bastante produtivo, especialmente tendo em conta que ao mesmo tempo…

Lancei um canal no YouTube

É verdade. Em 2022 lancei-me no mundo fascinante e desafiante do vídeo.

Comecei um canal no YouTube onde, até ao momento, já publiquei umas dezenas de vídeos sobre temas relacionados com a escrita audiovisual e a profissão de guionista.

Se quiser ver lá um bom exemplo do que publico lá, pode começar por este vídeo sobre como escrever um telefonema num guião ou ver a versão audiovisual do meu Manifesto de um guionista.

Pode também ver aqui mesmo este exemplo, que está a ser bastante popular.

Mais um exemplo dos vídeos do canal YouTube.

Outros artigos populares em 2022

Além dos artigos novos de 2022, muitos outros artigos antigos, alguns com mais de dez anos, mantém grande popularidade no site.

É uma prova da relevância do que lá tenho partilhado ao longo dos seus 18 anos de existência.

Destaco entre esses artigos os que se mostraram mais populares nas estatísticas de 2022.

2023 vai ser um ano AINDA MAIS intenso

Além do workshop de escrita, estou a preparar muitas novidades para 2023, tanto no site como no canal de vídeo e noutras plataformas.

Irei comunicá-las aqui no site e também através da minha newsletter. Se quiser contribuir para tudo isto acontecer, considere a possibilidade de fazer um pequeno donativo.

Até breve e votos de um ano de 2023 cheio de inspiração e sucessos.

BOAS ESCRITAS!

Fotografia de capa de Amador Loureiro no Unsplash

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller apaixonado por contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas. Divide o seu tempo entre Portugal, Brasil e Angola, tendo já escrito mais de 3500 páginas de guiões produzidos de longas metragens, telefilmes, séries de televisão e curtas.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Shopping Cart
  • Your cart is empty.
Scroll to Top