Imagem do filme The Fabelmans

Chegam os primeiros guiões candidatos aos Óscares de 2023

Todos os anos, por esta altura, quando os Óscares se começam a aproximar, a net enche-se de guiões disponíveis para baixar.

É uma espécie de presente de Natal atrasado que os estúdios americanos oferecem aos amantes de cinema, nos seus esforços para promover os filmes que acreditam ser dignos de premiação.

No momento em que publico este artigo[1] já foram disponibilizados os roteiros que listo em seguida. Como se pode ver, estão incluídos entre eles alguns fortes candidatos aos prémios de melhor argumento original ou adaptado.

Destaco Nope e The Fabelmans[2], que acho que são fortíssimos contendores na primeira categoria, mas há muito por onde escolher.

Note-se que todos estes guiões estão legalmente disponíveis para fins educativos. Por isso aproveite para baixar, ler, estudar e aprender com alguma da melhor escrita audiovisual do ano.

É pena que as produtoras do mundo lusófono não tenham o mesmo hábito, pois seria uma forma de divulgar também o cinema que se faz em língua portuguesa.

“Estou a ver-vos”, diz ele.

Um aviso final: apresse-se a baixar os guiões que lhe interessarem, porque depois do fim da estação dos prémios os estúdios podem retirá-los do ar.

Via NoFilmSchool e Go Into the Story

Notas de Rodapé

  1. É o primeiro artigo de 2023[]
  2. Nota: o script de The Fabelmans tem escrito no cabeçalho de todas as páginas as palavras “conformed draft”, por isso desconfio que não é o guião original mas sim uma versão revista de acordo com a edição final do filme, uma transcrição. Se isso é verdade limita um pouco o seu interesse como material de estudo.[]

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller apaixonado por contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas. Divide o seu tempo entre Portugal, Brasil e Angola, tendo já escrito mais de 3500 páginas de guiões produzidos de longas metragens, telefilmes, séries de televisão e curtas.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Shopping Cart
  • Your cart is empty.
Scroll to Top