Avançar para o conteúdo

CONHEÇA OS GUIÕES NOMEADOS PARA OS ÓSCARES 2023

    Como acontece todos os anos por esta altura, a Academia de Cinema de Hollywood anunciou esta semana as suas nomeações para os Óscares.

    Apesar de alguma perda de prestígio, estes prémios continuam a ser os mais importantes dentro da indústria do cinema. É por isso que, em Portugal, o grande e merecido destaque foi para a curta-metragem Os Mercadores de Gelo, que cometeu a proeza de ser a primeira obra maioritariamente nacional a conseguir a cobiçada nomeação.

    Parabéns a toda a equipa envolvida, com destaque para o seu guionista e realizador João Gonzalez.

    Gostaria de chamar a atenção para os guiões nomeados na mesma altura, para as duas categorias Guião Adaptado e Guião Original, muitos dos quais podem ser baixados e lidos por quem se interesse.

    Fica aqui a lista dos nomeados, com os links para baixar os guiões que estão disponíveis no momento:

    Guião Adaptado

    All Quiet on the Western Front

    Glass Onion: A Knives Out Mystery

    Living

    Top Gun: Maverick

    Women Talking

    O detective mais bem vestido do planeta?

    Guião Original

    The Banshees of Inisherin

    Everything Everywhere All at Once

    The Fabelmans

    Tár

    Triangle of Sadness

    Quero tanto ver este filme…

    Gostaria de destacar dois deles: The Banshees of Inisherin e Everything Everywhere All at Once.

    O primeiro, porque é o filme que aguardo com mais expectativa neste momento. Irá estrear aqui em Portugal já no início de Fevereiro e ainda nem li o guião porque não quero estragar nada desta reunião dos autor e atores de um dos meus filmes favoritos, In Bruges.

    Quanto ao segundo, é o filme-surpresa desta edição 2023 dos Óscares, tendo arrecadado 11 nomeações, incluindo esta de Guião Original. Será surpresa, mas só para quem não viu esta obra louca que mistura e subverte géneros com alegria e descaramento. Feito com meios modestos pelos padrões de Hollywood, EEAAO compensa a falta de dinheiro com um muito bem-vindo excesso de imaginação.

    Surpresa, para mim, foi a ausência absoluta de Nope, que não conseguiu sequer uma nomeação. Pelos vistos não tocou nas sensibilidades dos membros da Academia, apesar de ter sido, na minha opinião, um dos filmes mais estimulantes do ano passado.

    A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.