Avançar para o conteúdo

Perguntas & Respostas – Flashback de voz

    Como faço para escrever lembranças se apenas aparece a voz do personagem. Por exemplo, um homem vê os sapatos de alguém e lembra-se de uma frase da sua mãe. Eu uso flashback? Como eu monto essa cena?

    Vanessa

    Olá Vanessa,

    se vamos ouvir somente a voz da mãe da personagem em princípio não deveríamos usar um flashback, porque iremos continuar na mesma cena, ou seja, no mesmo lugar e tempo.

    O melhor, possivelmente, seria usar apenas uma voz sobreposta, ou Voz Off, (V.O.), eventualmente reforçando na descrição.

    Poderia ser algo assim:

    Vanessa observa o estranho de alto a baixo. O seu olhar fixa-se nos seus sapatos brancos, incongruentes com o resto da sua figura. Vem-lhe à memória o que a sua mãe, sempre tão crítica, diria naquela situação.

    MÃE (V.O.)

    Hmmm... Sapato branco em Janeiro, sinal de pouco dinheiro.

    Sorri com a recordação mas estende a mão ao homem.

    VANESSA

    Prazer em conhecer, sou a Vanessa.

    Chamo a atenção para um aspecto importante: no exemplo dado, o comentário que introduzi no primeiro parágrafo de Descrição é dirigido ao leitor do guião, para tornar a situação mais clara, mas não tem uma transposição direta naquilo que o espectador vai ver no filme.

    Aí, na narrativa audiovisual, a compreensão do que se está a passar vai depender apenas do som e do contexto da cena.

    O risco, neste caso, é o espectador pensar que aquela Voz Off (V.O.) é apenas um pensamento da própria Vanessa, o que destruiria a nossa intenção.

    Possivelmente esta solução de escrita funcionaria melhor se num momento anterior já tivéssemos visto a mãe a dizer esta frase, numa espécie de flashback sonoro, ou se a mãe tivesse uma voz ou uma dicção inconfundíveis, ou outra situação semelhante.

    Conclusão

    As soluções de escrita não são universais, fazem sempre parte do contexto da nossa estória, e têm que ser adaptadas a cada caso.

    Devemos sempre tentar colocar-nos no lugar do espectador quando estamos a escrever: o que é que ele já sabe, o que viu e ouviu antes, o que está a ver e a ouvir neste momento, quais são as suas expectativas prováveis, etc.

    A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.