Nélia Matos

O meu nome é Nélia Matos. Sou uma das novas colaboradoras deste blog.

Nasci em Mirandela mas tenho vivido na zona de Sintra praticamente toda a minha vida.

A minha mãe ensinou-me a ler e a escrever para eu poder jogar no ZX Spectrum do meu irmão. Pouco tempo depois aplicava estes conhecimentos a escrever histórias e desde então que decidi que queria ser escritora.

O primeiro filme que vi no cinema foi “A Branca de Neve e os Sete Anões”, da Disney seguido, pouco tempo depois, de “ET”, de Steven Spielberg. Apaixonei-me ao primeiro frame. E se sei falar inglês devo-o essencialmente ao cinema.

Além de ser fluente em inglês, não morria à fome na França, na Alemanha nem na Espanha. Só posso dizer o mesmo em relação a Itália porque conheço o nome de quase todas as comidas italianas (sendo uma das minhas cozinhas favoritas).

Sou Licenciada em Biologia, com trabalhos publicados na área da Neurofisiologia.

A escrita esteve sempre a par da minha carreira científica. Contribui com artigos de divulgação científica e de opinião para jornais e blogs, mas foi em 2004 que escrevi a minha primeira peça de teatro, "A Máquina dos Sonhos", encenada no Centro Cultural Olga de Cadaval no ano seguinte.

Em 2008 fiz o meu primeiro curso de escrita para cinema. Desde então escrevi várias curtas metragens e terminei o meu primeiro guião de longa metragem. Estou, de momento, a trabalhar no segundo.

Adoro viajar.

Adoro cinema. Adoro escrever. Adoro ler.

Adoro o mar.

Não tenho clube, não tenho partido, não tenho religião.

Acredito que, no fundo, somos todos iguais e todos partilhamos o mesmo DNA, mas que é nossa mistura genética particular que nos torna únicos. E que é na diferença que somos todos espetaculares :)

Consulte o Arquivo dos artigos desta autora →