O Scrivener é um poderosíssimo processador de texto, muito popular junto de inúmeros escritores de ficção e não ficção. O que não é tão conhecido é que o Scrivener é igualmente um completo aplicativo de escrita de guião, que pode competir de igual para igual com os programas mais populares nesta área.

No entanto, todo este poder vem com um custo: o Scrivener não é um programa muito intuitivo e de aprendizagem fácil. Por isso, vai encontrar nesta página os artigos de um Tutorial bastante completo para a utilização do Scrivener.

Os Artigos do Tutorial

Nos primeiros artigos apresento as funções gerais do Scrivener, o que os torna úteis para qualquer tipo de escritor que queira uma introdução a este programa. De seguida, exploro com mais profundidade as capacidades do Scrivener para a escrita de guião.

Scrivener 3 - destaque

Introdução ao Scrivener – 3ª parte

Nesta série de artigos vamos ver como o aplicativo Scrivener pode ser utilizado para escrever um guião, desde as primeiras fases do planeamento até à entrega do documento final. Na …
O quadro virtual do Scrivener

Introdução ao Scrivener – 4ª parte

Na quarta parte desta série sobre o uso do Scrivener para escrita de guiões vamos analisar em mais detalhe os seus dois modos de planificação – o quadro virtual e …
scrivener artigo 7

Introdução ao Scrivener – 7ª parte

Nesta sétima e última parte da série de artigos dedicados ao Scrivener vamos finalmente descobrir como exportar os nossos guiões para os formatos usados na indústria cinematográfica.

Se gostou deste Tutorial, por favor considere a compra do meu livro sobre escrita de argumento de cinema, disponível em versão impressa e e-book.