Ferramentas do Guionista

Artigos sobre técnicas de escrita e dramaturgia úteis para os guionistas.

Ferramentas do guionista: o tratamento

No processo de escrita de um guião, entre a sinopse e o texto final, encontramos por vezes um documento a que se chama tratamento. Se quiser dominá-lo, este artigo é para si.

Ferramentas do Guionista: Sete formas de acelerar o ritmo da sua estória

O ritmo narrativo varia muito não só de estória para estória mas também dentro de uma mesma estória, dependendo do momento da narrativa em que estamos. Como tal, é importante que nós, autores, dominemos várias formas de o controlar e modular, para o tornar adequado às nossas intenções dramáticas.

Imagem do filme Halloween de 1978

Ferramentas do guionista: a elipse narrativa – 2ª parte

Neste artigo continuamos a estudar a elipse narrativa, essa poderosa ferramenta à disposição de todos os contadores de estórias. Além de analisar mais alguns exemplos da estória do cinema, vou também dar algumas sugestões de como as podemos usar nos nossos guiões.

Ferramentas do guionista: a elipse narrativa – 1ª parte

Os guionistas têm à sua disposição uma extensa gama de ferramentas que podem utilizar para enriquecer as suas obras. Uma das mais importantes é a elipse narrativa, uma ferramenta que é tão omnipresente que muitas vezes se torna invisível. 

filme get out

Ferramentas do GUIONISTA: POV ou Ponto de Vista

O PONTO DE VISTA ou POV (Point Of View), quando corretamente utilizado, é uma das ferramentas mais eficazes à disposição do argumentista para arrancar uma reação emocional imediata ao espectador.

Shopping Cart
  • Your cart is empty.
Scroll to Top